Online Bookings Tools: o que são e como escolher a melhor para o seu negócio?

Publicado em 2 de julho de 2021

Se o seu negócio exige uma locomoção de pessoas entre cidades, estados e países, certamente já ouviu falar de algumas ferramentas para fazer a gestão desse trânsito. Viajar é necessário para expandir negócios, criar laços mais fortes com os clientes e cumprir as metas propostas pela empresa. Mas fazer a gestão dessa movimentação de forma manual exige uma atenção e tempo redobrado.  

É nesse cenário que as ferramentas de Online Booking Tools surgem para agregar. As OBTs são plataformas por onde é possível adquirir passagens, fazer reservas de hotéis e, em alguns casos, emitir relatórios, acompanhar o viajante, até gerenciar os custos durante a estadia. 

Dessa forma, é possível garantir que a política de viagens da organização seja cumprida, administrar o investimento naquela viagem, planejar as próximas com base em dados e entender as reais necessidades do colaborador, sem que seja preciso uma coleção de relatórios na caixa de entrada do e-mail.  

No mercado existem várias opções de OBT e nós temos algumas para indicar, mas antes, veja como escolher o que o seu negócio realmente precisa. 

Como escolher uma OBT

Cada negócio exige um nível de complexidade e é por isso que as ferramentas são criadas com diferentes recursos. Para fazer uma escolha e contratar uma inteligência adequada para a sua empresa, você deve definir algumas questões.  

Antes, vale lembrar que a melhor forma de entender a realidade da sua empresa e criar uma boa política de viagens corporativas a uma solução em gestão é buscando profissionais confiáveis em agências especializadas. De qualquer forma, esses são três pontos cruciais para escolher uma OBT assertiva: 

Quais as dificuldades da sua empresa na gestão de viagens? 

Se o seu problema está na hora de comparar preços de passagens, algumas OBTs de pesquisa e compra são o suficiente para solucionar. Agora, se você precisa analisar o desempenho das políticas de viagens corporativas, otimizar a coleta dos dados e relatórios das viagens realizadas podem economizar muito o seu tempo. Por isso, uma OBT completa, com análises automatizadas, por onde é possível fazer o controle de todos os momentos da viagem, é a mais indicada. 

Integração 

A sua empresa faz uso de softwares de CRM e ERP? Então busque por OBTs que possam ser integradas a esses sistemas. Assim, a migração de dados e a otimização da ferramenta fica muito mais eficiente e poupa um trabalho manual para cruzar essas informações. Alguns fornecedores oferecem essa integração como um diferencial. 

Usabilidade 

Ao contratar uma OBT busque entender a fundo a capacidade da sua empresa de aprender a usar a ferramenta e o quão funcional será a aplicação disso no dia a dia. Afinal, se as Online Booking Tools não vierem para agregar e, pelo contrário, passarem a dificultar os processos de gestão devido à complexidade da ferramenta, essa não será a melhor alternativa.  

Quais as melhores OBTs para viagens corporativas? 

A Belvitur é a maior agência de viagens corporativas de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Por isso, indicamos as ferramentas que usamos e a que criamos pensando a nossa realidade e a de nossos clientes. Olha só: 

Argo Travel 

A empresa Argo Solutions, portadora dessa ferramenta, criou uma plataforma simples e eficiente para descomplicar, principalmente, a gestão financeira das viagens. Por meio dessa ferramenta, é possível reservar hotel, passagens aéreas, alocar veículos e outros serviços necessários para o desempenho da viagem. A grande vantagem é que o responsável é notificado a cada compra e pode autorizar ou não a operação. Além disso, dados como o histórico, a tarifa média, bilhetes não voados, entre outros, são salvos na núvem e os relatórios podem ser exportados. 

B.Corp 

O B.Corp é uma solução da Belvitur, pensada para a integração com diversas ferramentas de ERP e com alguns recursos adicionais que observamos de acordo com a demanda dos nossos clientes. Pela OBT sua empresa consegue fazer a compra de todos os recursos necessários para a viagem, bilhetes aéreos, hospedagem, veículo, passagem rodoviária e ainda pode acompanhar os gastos periódicos, por meio de gráficos e relatórios. Além disso, a ferramenta também oferece a possibilidade de expense management, onde o funcionário pode “pegar dinheiro emprestado” com a empresa caso surja alguma necessidade fora do planejado durante a viagem.  

Lemontech 

No Self-Booking Lemontech é possível efetuar reservas de passagens aéreas, hotel, locação de carro, traslado e seguro viagem em uma única interface. A ferramenta apresenta as opções de tarifas, horários e diárias, além da possibilidade de o usuário preencher um formulário de justificativa, em caso de não cumprimento das políticas internas da empresa na hora do uso. Dependendo do tipo de contrato, a Lemontech oferece análises e suporte nas tomadas de decisão em relação às viagens. Também pode gerar relatório e emite notificações via e-mail. 

Serviço 

Para garantir uma assertividade maior na escolha das ferramentas, busque especialistas da área. Com a assessoria personalizada para o seu negócio e uso das tecnologias mais adequadas, as viagens corporativas serão frutos de muitos benefícios. Se quiser mais informações sobre como nossos especialistas podem te ajudar, acesse o site.