Qual será o futuro das viagens corporativas pós-vacinação?

Publicado em 23 de agosto de 2021

Em agosto de 2021, o laboratório de inteligência de mercado em viagens, TRVL LAB, publicou uma pesquisa realizada em parceria com a empresa de tecnologia em pagamentos, Elo, sobre o futuro das viagens de negócios após a vacinação.

Os dados foram levantados por meio de entrevistas com 543 viajantes de todo o Brasil. Entre os insights descobertos pela iniciativa, estão novos hábitos de viagens corporativas, novo público e expectativas para a retomada. 


Os números não fogem do esperado, afinal, com a duração da pandemia, algumas mudanças no dia a dia das organizações são irreversíveis. Esse é caso do trabalho híbrido, das tecnologias para gestão e comunicação digital e a redução da frequência de viagens corporativas. 54% dos entrevistados disseram estar se relacionando melhor com a família, devido ao maior tempo em casa, ainda que 84,42% afirmam gostar de viajar a negócios. 

Outro ponto de destaque diz sobre a vacinação, iniciativa que se mostrou de extrema importância para os colaboradores voltarem a viajar e deve ser levada em consideração. A boa notícia é que cada vez mais pessoas já podem tomar o imunizante no país e em outros lugares do mundo. 92% acreditam que a vacinação é fundamental para a retomada das viagens corporativas e 73,77% dos colaboradores, só estão dispostos a voltar a viajar depois de estarem completamente imunizados. 

Ao organizar a viagem, a fim de melhorar o rendimento e a experiência do colaborador, deve se atentar também às necessidades que surgiram com a pandemia e que podem favorecer para a segurança do colaborador durante o período. 67% dos entrevistados apontaram para os Protocolos higiênico-sanitários como critério para optar por hotéis e a maioria, cerca de 36%, deseja ter autonomia para escolher viajar ou não. 

Os maiores percentuais também indicam a preferência por check-in online e por uso de máscaras em ambientes fechados e em transportes. Mas as expectativas são otimistas e mais de 75,2% das respostas foram favoráveis a retomada das viagens corporativas aos patamares pré-pandemia depois da vacinação.  

Outra revelação da pesquisa é que a diminuição do número de viagens corporativas, para 43,97% dos entrevistados, interferiu na produtividade do trabalho e 63,73% preferem se encontrar presencialmente com os clientes para fazer negócio. Esse é um bom sinal. 

Apesar de alguns contratempos enfrentados pelas empresas que contam com as viagens corporativas para expandir, participar de eventos e atender clientes, a tendência para os viajantes e para as agências é de uma retomada de sucesso!  Como está acontecendo com o seu time? 

Para encontrar um novo caminho, inovador, eficiente e que agrade os colaboradores na retomada das viagens corporativas, conte com profissionais experientes. A Belvitur Corp é a terceira maior agência corporativa do Brasil, com o know-how de quase 60 anos de mercado e parceiros no mundo todo. 

Quer saber mais sobre nossas soluções para clientes corporativos? Clique aqui e confira.