O que é expanse management?

Publicado em 8 de outubro de 2021

Expanse management foi uma metodologia criada nos anos 80 para aperfeiçoar o controle financeiro das organizações. Na tradução ao pé da letra, a expressão significa gestão de gastos. 

A ideia é que isso seja feito de forma estratégica, para evitar perdas desnecessárias e garantir que os custos e lucros da empresa sejam acompanhados de perto, independentemente de seu tamanho. 

Hoje, diferentes setores do mercado usam ferramentas para expanse management, inclusive as agências de viagens corporativas. 

Como funciona na prática ?

A metodologia consiste, basicamente, em três etapas: a criação de uma política de gastos, que defina métricas, regras e limites para o uso dos recursos da empresa; o planejamento a longo prazo desses gastos e, por fim, o monitoramento. 

Geralmente, essas etapas são pensadas com o envolvimento dos gestores e da equipe, para tornar a experiência de ambas as partes muito melhor.  

Além disso, a empresa também deve contar com ferramentas que facilitem o acesso a essa política, o mapeamento dos gastos e o acompanhamento enquanto as transações acontecem. Dessa forma, a metodologia fica mais ágil e assertiva. 

Por que usar expanse management nas viagens corporativas? 

Uma viagem a negócios é um investimento e por isso, envolve custos e lucros. Pensar os gastos desses deslocamentos de recursos e pessoas, envolvem desde a compra da passagem, a alimentação do colaborador enquanto estiver por lá, os gastos com seguros e detalhes minuciosos, que não podem passar despercebidos. 

Quando não existe um controle estratégico, as viagens corporativas se tornarem uma despesa. Com a metodologia expanse management, é possível delimitar gastos pessoais, teto de valores para passagem e hospedagem, metas, condições e o que mais for vantajoso para a empresa. 

Tudo isso de forma automática, garantindo que todos consigam conhecer a política, fornecer os dados corretamente e cumprir as metas da viagem, sem problemas.  

Como adquirir uma ferramenta de expanse management? 

Existem diferentes ferramentas de expanse management disponíveis. Na Belvitur, o B.Corp é uma opção que, além de ser uma Online Booking Tool, ou seja, por meio da ferramenta é possível fazer reservas de passagem, hospedagem, locação de veículos, também inclui a opção de controle financeiro.  

Por meio do B.Corp, a organização consegue emitir relatórios, “emprestar” dinheiro ao colaborador, caso seja necessário e ainda monitorar os gastos que a empresa teve durante a viagem. A ferramenta também pode ser conectada a outras ferramentas de gestão, para um melhor aproveitamento dos dados.  

A sua empresa tem total liberdade de manusear os recursos garantidos pelo B.Corp e terá suporte da Belvitur para a implementação e assistência, em caso de dificuldade.  

Faça viagens estratégicas e conectadas com o apoio da maior agência multimarcas do Brasil. Acesse o site e confira.